Resenha: Antes que eu vá

Esse é um livro impressionante. Além de uma enorme surpresa, foi super agradável e de leitura muito rápida. Eu não queria parar. Lauren Oliver consegue prender o leitor à vida da protagonista de uma forma que vejo pouco em livros para jovens. É, também, um livro diferente. Tem todo o ambiente high school, adolescência e romance quando fala, de forma muito madura e sincera, das escolhas que fazemos na vida, de como essas escolhas podem influenciar nas pessoas à sua volta e de como tornam você a pessoa que é. O entendimento disso, dessa dinâmica do dia-a-dia e de que tudo que você faz tem uma consequência, torna o livro lindo, emocionante e inesperado.

O livro aborda o tema bullying de uma forma agressiva, embora jovem. Será que tudo que fazemos tem mesmo uma reação nas pessoas à nossa volta? E, se essa reação não é boa, isso significa que somos pessoas ruins? A protagonista é considerada popular na escola e aos poucos percebe que suas atitudes nem sempre são as que realmente gostaria de ter tomado. O  engraçado é que muita gente fala como se esses problemas de “popularidade” e até o bullying só são enfrentados lá fora, que no Brasil não existem. Eu, particularmente, que trabalho com adolescentes vejo claramente que dentro da sala de aula existe uma separação social criada pelos próprios alunos. E alguns jovens não percebem que suas atitudes podem refletir na auto estima e na forma do outro jovem viver dentro da escola. E isso é levado pra casa também. Mas todos esses jovens estão errados?

A protagonista, Sam, precisou morrer pra perceber que alguma coisa estava errada em sua vida. Depois de um dia normal  e popular no colégio (ok, não era tão normal porque o Dia do Cupido sempre foi especial), um acidente a fez acordar novamente presa no tempo. A comparação com o filme Feitiço do Tempo foi inevitável. Sam precisa começar tudo de novo, vendo suas ações terem reações em acontecimentos que ela já tinha visto. Notou que poderia fazer qualquer coisa e, mesmo assim quando dormisse acordaria na mesma sexta-feira.  Foi repetindo seu último dia de vida que Sam percebe o que não conseguia ver antes e que sua vida estava diretamente ligada às pessoas à sua volta. E que, por mais que tentasse muito, nem sempre a gente consegue fazer sempre a boa ação.

Os personagens criados em Antes que eu Vá por Lauren Oliver são cativantes e isso torna a história muito pessoal. É uma mistura de emoções e sentimentos indescritível, super indicado. Vocês precisam ler!


Via Babi Dewet
Share this article on :

0 comentários:

 
© Copyright 2010-2011 Giro Literário All Rights Reserved.
Template Design by Herdiansyah Hamzah | Published by Borneo Templates | Powered by Blogger.com.