Livros brasileiros no cinema

O cinema nacional deve ter em 2010 ao menos quatro estreias adaptadas de livros de destaque na literatura brasileira. Jorge Amado, por exemplo, terá duas de suas mais importantes obras levadas às telas.

Em A Morte e a Morte de Quincas Berro D’Água, inspirado no livro homônimo de 1961, o diretor Sérgio Machado (de Cidade Baixa, de 2005) vai mostrar a trajetória de Joaquim Soares da Cunha, que decide abandonar a família para viver como um vagabundo. No elenco, nomes como Paulo José e Marieta Severo. “A ideia é revelar justamente o ambiente e o visual da obra do escritor. Ao mesmo tempo, é desafiador: são muitos personagens e histórias a serem mostrados“, afirma o cineasta.

Outra obra do escritor a ser adaptada é Capitães da Areia (1937). O filme será dirigido por Cecília Amado, neta do escritor e assistente de direção de Mauá – O Imperador e o Rei (1999) e Batismo de Sangue (2006), e narrará a rotina de meninos de rua.

Já Malu de Bicicleta, adaptação do livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, é dirigido por Flávio Tambellini (Buffo & Spalanzani, de 2001). “Minha maior preocupação foi tornar o livro o mais cinematográfico possível” – afirma Tambellini.

Um dos mais aguardados da leva é a versão cinematográfica de O Doce Veneno do Escorpião, que narra a trajetória da ex-garota de programa Bruna Surfistinha e terá Deborah Secco no elenco. Confira a seguir um pouco mais de cada um dos quatro projetos.

quincas berro [Notícias] Quatro livros brasileiros no cinema em 2010

A Morte e a Morte de Quincas Berro D’Água – Jorge Amado / Sérgio Machado

Também baseado em obra de Jorge Amado, o filme narra a história de Joaquim Soares da Cunha, que recebe o apelido de Quincas Berro D’Água. O motivo? O senhor se entrega à cachaça, sua bebida favorita, decide viver como um vagabundo e abandona a família. Ao fazer isso, é decretada a sua primeira “morte”: a moral.

A segunda ocorre de fato quando ele é encontrado por uma amiga em um quarto sujo sem vida. A direção será de Sérgio Machado. No elenco estão nomes como Mariana Ximenes, Paulo José, que interpreta o protagonista, e Marieta Severo.

Curiosidade: para o diretor, o longa representa uma espécie de agradecimento a Jorge Amado. O cineasta conta que foi o escritor quem o apresentou a Walter Salles (de Central do Brasil, de 1998), que o ajudou bastante no início de sua carreira.

capitaes de areia [Notícias] Quatro livros brasileiros no cinema em 2010

Capitães da Areia – Jorge Amado / Cecília Amado

Baseado em um dos maiores sucessos do escritor Jorge Amado, o filme narra o cotidiano de um grupo de adolescentes que moram no cais do porto, em Salvador (BA). A chegada de uma garota ao bando muda a hierarquia e as relações dos capitães da areia.

Curiosidade: alguns atores – os papéis de destaque ficaram com Ana Graciela Conceição da Silva e Romário Santos de Assis – foram escolhidos depois de participarem da oficina Novos Capitães, em Salvador. Muitos deles vêm de projetos sociais desenvolvidos na Bahia.

malu de bicicleta [Notícias] Quatro livros brasileiros no cinema em 2010

Malu de Bicicleta – Marcelo Rubens Paiva / Flávio Tambellini

Adaptação do romance homônimo de Marcelo Rubens Paiva, com direção de Flávio Tambellini, o filme conta a história de Luiz, um empresário bem-sucedido de São Paulo. Para descansar, ele vai morar por um tempo no Rio, onde esbarra na carioca Malu e se apaixona por ela. O problema é que os dois levam uma vida diferente: enquanto ela é descolada e livre, ele é “galinha”.

No elenco, Fernanda de Freitas, Marcelo Serrado e Marjorie Estiano. Curiosidade: Paiva assina o roteiro do filme. Ele foi chamado para trabalhar no longa depois de Tambellini ter feito uma primeira versão da adaptação.

doce veneno [Notícias] Quatro livros brasileiros no cinema em 2010

O Doce Veneno do Escorpião – Raquel Pacheco / Marcus Baldini

O filme, baseado no livro escrito pela ex-garota de programa Raquel Pacheco, conhecida como Bruna Surfistinha, mostra a trajetória dela, que se tornou celebridade depois de contar suas experiências em um blog.

A direção será de Marcus Baldini, diretor de videclipes e filmes publicitários de 35 anos que estreia no longa-metragem. Quem vai interpretar a protagonista é Deborah Secco, que terá no elenco a companhia de Cássio Gabus Mendes e Fabiula Nascimento.

Curiosidade: algumas cenas foram rodadas na Love Story, uma das boates mais famosas de São Paulo. Inicialmente, Bruna Surfistinha seria vivida por Karen Junqueira, mas ela alegou que não poderia se dedicar integralmente ao projeto. Dos quatro filmes, este é o único que tem data de estreia confirmada: 16 de julho.

A repercussão toda que o projeto ganhou mostra que tem muita gente querendo ver o filme – aposta o diretor. – Mas não me deixo levar muito pelo que as pessoas têm dito. Só quero mostrar, com o longa, os motivos que levam uma menina a sair de casa e se tornar uma garota de programa.

Fonte: Zero Hora
Share this article on :

0 comentários:

 
© Copyright 2010-2011 Giro Literário All Rights Reserved.
Template Design by Herdiansyah Hamzah | Published by Borneo Templates | Powered by Blogger.com.