Autor do Mês: J.K. Rowling

J.K. Rowling dispensa apresentações. Nada mais justo que ela ser autora do mês no mês e dia de seu aniversário - que também é aniversário de Potter!

Na certidão ela é apenas Joanne Rowling, mas adotou o Kathleen em homenagem a sua avó e também por sugestão de seu editor, que queria que ela abreviasse seu primeiro nome, chamando atenção de leitores masculinos para seu livro (assim como C.S. Lewis e J.R.R. Tolkien fizeram). J. Rowling não era tão pomposo, então, Joanne se tornou Joanne Kathleen Rowling, ou simplesmente J.K. Rowling - nome que hoje é respeitado em praticamente todo o mundo.

A autora de Harry Potter foi a primeira pessoa a tornar-se bilionária escrevendo livros e abriu espaço para uma geração que descobriu na literatura um novo prazer. Com certeza, 90% dos jovens leitores atuais devem sua paixão pelos livros à J.K. Rowling.

Joanne recebeu a Ordem do Império Britânico, que é dividido em cinco classes. A classe de J.K. é OBE (Officer of British Empire), o que é uma grande honra. Mas surpresa seria se ela não recebesse esse título, não é mesmo? Ela é, sem dúvidas, uma das maiores personalidades britânicas do século.

Em 2006 a Forbes, a mesma revista que a estimou como a primeira pessoa a ficar bilionária escrevendo, também a colocou como a segunda personalidade feminina mais rica do mundo, perdendo só pra Oprah!
 
Joanne é filha de Peter John Rowling e Anne Volant, que se conheceram na estação King Cross quando embarcavam em uma viagem de trem de Londres para a Escócia. Parece que os trens estavam destinados, desde sempre, a ser parte da vida de J.K. Rowling. Como todo bom fã sabe, foi em uma viagem de trem que Joanne teve a ideia para Harry Potter.
 
A história de Rowling é enorme, cheia de altos e baixos. Rowling é, sem dúvidas, um exemplo de persistência e superação. Ela recebeu diversas cartas de recusas a Harry Potter, mas ainda assim continuou tentando. Imagine se ela houvesse desistido de cara? O que seria da Geração Harry Potter?
 
A vida de Rowling é inspiradora. Eu poderia passar o dia inteiro falando sobre ela, mas todos nós a conhecemos como se fosse parte de nossa família. Para quem não conhece a autora tão bem, deixo aqui a primeira parte de um documentário sobre um pouco da vida da escritora que marcou uma geração. Sei que a maioria já viu o vídeo, mas nunca é demais compartilhar. Me emociono toda vez que assisto!
 
 
Share this article on :

0 comentários:

 
© Copyright 2010-2011 Giro Literário All Rights Reserved.
Template Design by Herdiansyah Hamzah | Published by Borneo Templates | Powered by Blogger.com.